Prosumer = Producer + Consumer

Alvin Toffler, o visionário e escritor da obra “A terceira onda” criou este neologismo para indicar o novo papel do consumidor na sociedade pós-moderna. O consumidor atual é exigente e acaba forçando a indústria a produzir aquilo que ele quer comprar quebrando, portanto, o paradigma de que a industria é quem detém o poder da cadeia de suprimentos.

O consumidor trajado de produtor do "objeto de desejo" que agora o exigi ao seu bel prazer. O autor pega carona num neologismo anterior e já amplamente difundido entre nós: Customização de produtos e serviços.

Com a palavra, Alvin Toffler:

O papel do consumidor mudou?

“Os consumidores agora estão participando do processo de produção. De uma forma ou outra, nós recrutamos os consumidores para tornarem-se nossos aliados e, na verdade, co-produtores. Agora os consumidores são o que nós chamamos de prosumer”.

“O cliente fornece a informação como ele quer. Sem esta informação, produtores criam um produto que eles não conseguem vender e que ninguém quer. Então, quanto mais e mais complexa a indústria tecnológica, você tem a união da equipe de trabalho – clientes e fornecedores. A relação do consumidor para com o produtor é radicalmente diferente e melhora com a Internet”.
Alvin Toffler

Pensando desta forma, a Prosumer Marketing & Negócios trabalha para satisfazer as necessidades de seus clientes, para isto disponibiliza diversos produtos que são totalmente adaptados ao perfil do cliente. Nossas pesquisas, por exemplo, são desenvolvidas sob medida a partir da necessidade de informação advinda de nossos clientes.
Atenta às mudanças na dinâmica dos negócios Business-to-Business (B2B), a Prosumer traz uma proposta muito diferente dos atuais “serviços enlatados” que saturam o mercado de pesquisa e soluções de marketing.